Pesquisa aponta que os pequenos negócios geraram três vezes mais vagas que as médias e grandes empresas. No total foram registrados 587 mil novos postos de trabalho com carteira assinada no período de janeiro a março deste ano. Em relação ao mesmo período de 2020 o crescimento alcançado foi de 400%. Juntas as médias e grandes empresas registraram 190 mil vagas de trabalho.
A análise foi feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Destaque para o setor de serviços com 224,3 mil postos. As atividades que mais geraram empregos foram: transporte rodoviário de carga, serviços de escritório e apoio administrativo, locação de mão de obra temporária, serviços de engenharia, serviços de apoio a edifícios.
Em seguida vem o setor da indústria com 152,8 mil postos de trabalhos; o comércio com 105,1 mil; a construção civil com 75,3 mil e agropecuária com 23,9 mil.
Mato Grosso é o estado que puxa as contratações com 56,1 novos postos de trabalho, seguido por Rio Grande do Norte 49,7 postos de trabalho e Santa Catarina 48,9. em números absolutos, o Estado de São Paulo lidera com 135 mil novas vagas no 1º trimestre deste ano.