Aos 39 anos, Alcionir Paulo Silvestro é um dos mais bem sucedidos empresários de Sorriso. Desde 1989, quando se mudou com a família do Paraná para Mato Grosso, tem sido testemunha ocular da história do município. Ele é a prova inequívoca de que a cidade é mesmo um celeiro de oportunidades para aqueles que aqui chegam dispostos a trabalhar e delinear uma trajetória de sucesso.
De vendedor de picolés na década de 90, Paulo se dedicou ao trabalho e aos estudos, enfrentando as maiores adversidades. Hoje, além de empresário influente no ramo de contabilidade e em outras áreas de atuação, é presidente de uma das entidades representativas mais respeitadas do município; a CDL-Câmara de Dirigente Lojista.
Quando fala da trajetória de crescimento do município ao longo desses 34 anos, Paulo Silvestro o faz com conhecimento de causa e muito entusiasmo. "Sorriso é ainda uma cidade jovem que agora, com o advento de seus 34 anos de emancipação, se consolida nos seus diferentes aspectos, sejam eles políticos, sociais e administrativos. É um município que aprendeu a valorizar, dentre outras coisas, a diversidade de seu povo. Embora existam diferenças culturais, a população sorrisense se mostra unida em torno dos ideais de força, vontade, determinação e desejo de crescer", disse.
O presidenteda CDL enfatizou que o desenvolvimento de Sorriso acima da média nacional, se deve principalmente ao espírito empreendedor de sua gente. "Tenho observado que a diversidade de ideias e opiniões e a maturidade política que alcançamos é algo que vem impulsionando o crecimento desta cidade. Convicções pessoais ou particularidades estão sendo deixadas de lado para dar lugar a um pensamento coletivo, ou seja, o bem comum, com a participação sempre ativa de todos os segmentos da sociedade".
Paulo Silvestro destacou também que o município atravessa neste momento da história, a terceira fase de seu processo de transformação. "Além de grande produtor nacional de grãos, estamos presenciando o início do processo de industrialização de nossas riquezas. Basta observarmos o número de empresas voltadas ao setor do agronegócio que tem se estabelecido no município, garantindo o processamento da carne, do grão, da tecelagem, enfim; passamos a agregar valor àquilo que com suor e determinação é produzido por nossos agricultores".
Mesmo diante de um momento sensível de preocupação com a saúde pública, por conta da pandemia que assola o mundo, o empresário olha para o futuro de Sorriso com muito otimismo. Ele acredita que pela característica e visão empreendedora natural do povo sorrisense, a turbulência devido à Covid-19 será superada num curto espaço de tempo. "Eu não tenho dúvida de que logo após superarmos este momento de adversidade, setores importantes da economia como a construção civil, o comércio, a industria e o agronegócio - responsável pela produção de alimentos, darão uma resposta rápida no sentido de recolocar o município no ritmo de crescimento com o qual estamos acostumados", salientou.
Por fim, Paulo Silvestro deixa uma mensagem à população por ocasião dos 34 anos de emancipação do município. "Em nome da CDL-Sorriso, quero parabenizar e reconhecer o trabalho dos pioneiros e todos aqueles que aqui chegaram trazendo sonhos e esperança, contribuindo com o crescimento de Sorriso. Vale a pena acreditar e juntos construírmos uma cidade de grande porte. Vejo Sorriso caminhando para em breve atingir uma densidade populacional de pelo menos 250 mil habitantes. Para tanto, basta pensarmos positivo, basta sonharmos e fazer o que temos feito desde que aqui chegamos, que é acordar cedo e trabalhar com determinação. Parabéns Sorriso!".