Em meio a um cenário econômico desafiador, o comércio de Sorriso aposta no Dia dos Namorados como uma oportunidade estratégica para aquecer as vendas. Apesar das dificuldades enfrentadas por muitos empresários nos últimos meses, a data — uma das mais importantes do varejo — traz fôlego novo aos lojistas da cidade.
As vitrines já exibem sugestões de presentes para conquistar os consumidores. Setores como floriculturas, perfumarias, joalherias, lojas de presentes e restaurantes estão entre os mais procurados.
Segundo a empresária Irenice Navarro, as expectativas são positivas para a data. “Estamos prontos para receber os clientes com muitas opções de presentes, como relógios, joias e perfumes. O Dia dos Namorados é uma data muito especial e, mesmo diante de um cenário econômico difícil, as pessoas não deixam de celebrar. É um momento para valorizar o amor — e temos opções de presentes para todos os estilos e bolsos”, garante.
“Temos uma grande variedade de opções, alguns pedidos já foram feitos e, por ser uma data com muita demanda, é fundamental que os clientes antecipem suas encomendas. Estamos preparados e com grandes expectativas de vendas para a data”, destaca a empresária do ramo de floricultura, Taylana Magri.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o comércio nacional deve movimentar cerca de R$ 22 bilhões nesta data. Para o presidente da CDL, Paulo Silvestro, em Sorriso, esse reflexo deve ser sentido, com lojistas mais otimistas e uma expectativa de aumento no fluxo de clientes.
“Embora a movimentação nas lojas ainda esteja abaixo do esperado, a expectativa é de crescimento nos próximos dias. Para isso, é fundamental que as vitrines estejam atrativas e que o comércio ofereça experiências que envolvam os sentidos dos clientes — afinal, boa parte das decisões de compra é emocional. Com criatividade, atendimento de qualidade e estratégias de venda, os lojistas de Sorriso podem transformar a data em uma oportunidade de crescimento e conexão com seus clientes”, afirma.
O tíquete médio de compra está estimado em R$ 240, demonstrando que, mesmo com o bolso apertado, os consumidores ainda querem presentear e celebrar o amor.