Um estudo realizado pela Alelo em parceria com a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), os índices registram queda no consumo em supermercados neste fim de ano. Apesar das promoções, a presença de feriados prolongados e menor número de dias úteis podem ter afetado o desempenho de supermercados e restaurantes.
No mês de novembro, o valor gasto em supermercados apresentou uma queda de 3,9% em relação a outubro, resultando um recuo de 3,0% nas transações efetivadas em todo o país. E comparando esse mesmo período no ano de 2022, as variações registradas pelos índices indicaram um aumento de 6,8% no valor gasto nesses estabelecimentos, junto a um crescimento de 5,6% na quantidade de transações efetivadas.
No segmento de restaurantes, os últimos resultados indicam que o valor gasto pelas famílias nesses estabelecimentos registrou uma queda de 3,8% em relação a outubro/2023 juntamente com um declínio de 4,3% no país.
Com respeito ao comportamento da inflação em novembro de 2023, dados do IPCA/IBGE revelaram que o grupo alimentação e bebidas apresentou uma inflação mensal de 0,63% – resultado bem acima da variação média captada pelo índice geral sendo 0,28%.