Mato Grosso prova ser um gigante quando o assunto é geração de riquezas. Segundo os dados do Observatório do Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em 2020 as exportações de Mato Grosso somaram um total de US$ 18,2 bilhões de dólares, o que representa um saldo de 32% de todas as exportações do País. Esse desempenho coloca o estado na 5ª colocação no ranking da participação dos estados brasileiros na balança comercial.
Esse resultado é fruto da produção agrícola do estado que tem no agronegócio o carro chefe de sua economia. O saldo expressivo na balança comercial é resultado da diferença entre exportações e importações. E tem destaque para a exportação de soja que representa 47,9% do total de produtos exportados pelo Estado.
Além do crescimento anual da produção agrícola em Mato Grosso, destaque para investimentos no fortalecimento da segurança jurídica e fiscal nas negociações dos produtos exportados. Trabalho que é realizado pelo setor de Comércio Exterior da Sedec.
Além da soja, milho e algodão, Mato Grosso tem ganhado destaque na industrialização de frutas e polpas, feijão, bioprodutos, extração vegetal, carnes processadas, artefatos de couro, mobiliário, produtos veganos, mineração madeira, laticínios e biocombustíveis.