O ano de 2023 está se encerrando e, as metas profissionais e pessoais para 2024 já estão sendo projetadas, dentre elas a busca por novas oportunidades de emprego e promoção de cargos tem sido objetivos em comum entre os cidadãos brasileiros.
Um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, trouxe uma visão futurista e tecnológica para o mercado de trabalho nos próximos anos, isso porque os cargos principais no ranking de empregos são voltados para a área de inteligência artificial e mercado tecnológico e digital, visto que já no ano de 2023 essa área digital vem ganhado força com o famoso Chat GPT e demais programas de inteligência artificial.
Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, e seu grande avanço pós-pandemia, torna-se nítida a ideia da Revolução Industrial 4.0, teorizada a anos atrás por alguns estudiosos, prometendo trazer impactos significativos para as empresas e seus funcionários.
A inteligência artificial, por exemplo, promete automatizar tarefas repetitivas, melhorar a eficiência e aumentar a precisão. Já a Internet das Coisas permite que as empresas coletem e analisem dados em tempo real, o que pode ser usado para tomar decisões mais precisas.
De acordo com o relatório apresentado pelo Fórum, 86% das empresas pretendem ampliar e investir na sua atuação digital até 2027, estimando uma queda de apenas 19% dos cargos existentes e aumento de 52% para novas áreas de atuação.
É importante destacar que as empresas possuem grande demanda para perfis conhecidos como os “SOFT KILLS”, sendo esses uma junção de várias competênciase habilidades como por exemplo, flexibilidade, solução de problemas, criatividade, desenvolvimento e bom relacionamento interpessoal, e principalmente agilidade tecnologica.
Essas habilidades estão sendo consideradas essenciais para diversas áreas, então mais do que nunca, os profissionais devem se atentar às novidades e necessidades do mercado tecnológico, para aperfeiçoar sua mão de obra e estar por dentro das tendências e se destacar comercialmente nessa nova era ultra digital.