07/01/2021 ás 15:50:56
EMPRESAS DEVEM MANTER HOME OFFICE APÓS VACINAÇÃO CONTRA COVID
Geral

Uma marca de 2020 o sistema de trabalho em home office vem mostrando que é muito mais que uma tendência e vai carimbando sua permanência nas relações de trabalho de milhares de empresas mundo afora.

Com as medidas restritivas de isolamento e distanciamento social impostas pelos governos para controlar a pandemia do Coronavírus, as empresas viram a necessidade de adaptar suas rotinas e manter as atividades na modalidade à distância, fator que ajudou os empresários a reduzir custos e manter ativos os postos de trabalho.

Um levantamento da Robert Half com mais de 800 colaboradores no Brasil aponta que o sistema agradou à maioria. Entre os entrevistados, 86% querem trabalhar de casa mais vezes por semana, mesmo após o fim do isolamento.

O trabalho remoto também faz sucesso entre os gestores. Pesquisa feita com cerca de 300 líderes de grandes empresas aponta que 62% dos gestores envolvidos em processos seletivos aprovam o sistema de home office 74% apoiam a ideia de equipes híbridas, com funcionários que trabalham em casa e outros presencialmente. 

O novo modelo de trabalho trouxe consigo alguns problemas: jornadas de trabalho mais longas; dificuldade para separar vida pessoal e profissional; medo e demissão; aumento das despesas com energia elétrica e internet e a falta de uma estrutura adequada de trabalho são algumas questões apontadas por colaboradores que adotaram home office. 

O desafio agora é ajustar as leis trabalhistas ao trabalho remoto e garantir o equilíbrio das relações. O que se sabe até agora que o trabalho em home office, quando bem executado, oferece uma série de benefícios para empregadores e profissionais. Uma vez que são eliminados custos como locação do imóvel, despesas com água, energia, internet, material de limpeza, cafezinho, dentre outras. Além de evitar os riscos, gastos e o stress com o tempo de deslocamento no trânsito, poupando inclusive, tempo e energia de gestores e funcionários. Permitindo que se passe mais tempo com a família e que se exerça as atividades no conforto de sua casa.

 

 

 

Fonte: Dayse Karol- Comunicação CDL