16/05/2025 ás 09:02:26
Empresários conhecem oportunidades de financiamento via FCO
Evento aconteceu em parceria entre CDL Sorriso e Banco do Brasil
Nenhuma
Foto por: Gustavo Santos

Cerca de 100 empresários sorrisenses participaram na noite de ontem (15/05), no auditório da CDL Sorriso, de uma apresentação sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), realizada em parceria com o Banco do Brasil.

Estiveram presentes o superintendente regional do Banco do Brasil, Paulo Damascena, o gerente da agência Teles Pires, Neroli Vieira, e o assessor da Superintendência Estadual do banco, Eduardo Luna.

Durante o evento, foram abordados os principais benefícios do fundo, as formas de acesso aos recursos e as condições atrativas de financiamento, como juros mais baixos e prazos estendidos para pagamento.

Cenário nacional

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o país atingiu um recorde histórico de inadimplência, com 70,29 milhões de consumidores negativados em abril. Além disso, o Indicador de Demanda por Crédito da CNDL/SPC Brasil registrou uma queda de 5% na busca por crédito em março de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o presidente da CDL Sorriso, Paulo Silvestro, esses dados reforçam a importância de discutir o tema em um momento econômico desafiador.

“Essa é uma forma de aproximar a instituição financeira do associado, que enfrenta dificuldades para acessar crédito devido a fatores como juros altos e inflação. Por isso, trouxemos a superintendência do Banco do Brasil para esclarecer e apresentar os produtos disponíveis, além de discutir como acessar linhas com juros mais acessíveis”, afirmou.

Paulo ressaltou ainda que muitos empresários enfrentam dificuldades para manter o giro de seus negócios, repor estoques ou realizar novos investimentos justamente pela falta de crédito acessível. “Eles querem honrar seus compromissos, mas não encontram alternativas viáveis para financiar sua atividade”, completou.

A empresária Celma Braga, com 30 anos de atuação no comércio de Sorriso, compartilhou sua experiência positiva com o FCO. “Já utilizei o FCO duas vezes: construí minha loja e depois ampliei. Essa parceria do Banco do Brasil com o empresário é muito importante, da mesma forma que esse tipo de evento. O comércio enfrenta muitos desafios e o empresário precisa de apoio e acesso à informação”, destacou.

O superintendente regional do banco enfatizou o papel do FCO no desenvolvimento da região. “Apresentamos hoje o que o Banco do Brasil tem a oferecer, especialmente o FCO, uma linha exclusiva que tem impulsionado muitos negócios em Mato Grosso. O cenário regional é bastante promissor, impulsionado por uma safra recorde e projeções positivas para o crescimento do PIB. O Fundo tem taxas de juros ótimas para investimentos e estamos de portas abertas para analisar caso a caso o interesse de cada empresário”, destacou Paulo Damascena.  

 

 

Fonte: Comunicação CDL
Escrito por: Fabiola Ost