O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou durante visita à Sorriso no dia 15 de fevereiro, que a ferrovia Ferrogrão “vai sair do papel sim, vai ser construída. É fácil? Não é fácil! É difícil”. “As missões difíceis são para Jair Bolsonaro!”, declarou, em discurso para centenas de produtores rurais que acompanharam a solenidade do plantio da safrinha de milho e encerramento da colheita da soja.
O governo federal está fazendo os procedimentos de licenciamento para cumprir as etapas legais e quer fazer a concessão este ano para a ferrovia começar a ser construída. O vice-presidente não falou em prazos. O projeto original prevê que a Ferrogrão ligue Sinop a Miritituba, no Pará, onde tem porto para escoar a safra.
Sorriso e Lucas do Rio Verde devem ser inseridos na etapa complementar por onde os trilhos vão passar. O projeto original prevê investimentos de R$ 12 bilhões que serão feitos em parceria entre multinacionais do agronegócio e poder público. Um terminal de cargas deve ser construído em Sinop e outro em Matupá.
Mourão destacou a força do agronegócio mato-grossense – campeão na produção de soja, milho, gado e outras culturas. “O agronegócio é um dos responsáveis pelo país ser uma grande potência. Temos que melhorar a infraestrutura e resolver o problema da BR-163” - corredor de transporte de grãos para portos no Pará – o governo Bolsonaro definiu como prioridade concluir a pavimentação de cerca de 170 km que faltam. “A mensagem que quero dizer aqui é de cumprir uma promessa de vir ao Mato Grosso, olhar essa pujança e ter orgulho. Aqui a gente respira trabalho, respira Brasil”. “Mato Grosso é Estado muito pujante. Cada pessoa que está aqui, não só em Sorriso, mas em todo o país quer que a coisa pública seja gerida dentro dos princípios básicos da legalidade, que haja eficiência das atividades do poder público, com agilidade!”, discursou o vice.
“Vamos pôr ordem na casa. Tem muita gente pensando em carnaval e nós estamos pensando em trabalho, no progresso”, acrescentou, referindo-se a reforma na previdência que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) está finalizando com a equipe econômica para ser votada pelo Congresso. “A partir da reforma teremos condições de resgatar investimento necessário”, acrescentou.
Ele encerrou seu discurso repetindo o que o presidente Bolsonaro defende desde a campanha eleitoral: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. O vice-presidente almoçou em Sorriso e retornou a Brasília no início da tarde.