O Natal e o Ano Novo se aproximam, e durante este período a procura pelos ingredientes típicos para as ceias, aumenta consideravelmente.
Para você não comprometer seu orçamento a CDL preparou algumas dicas que vão te ajudar a economizar nas compras nessa época do ano.
PLANEJAMENTO:
- Antes de ir às compras, elabore o cardápio para sua ceia e liste os ingredientes que necessita comprar como prioridade. Não faça compras por impulso, evite adquirir itens que não estejam na lista, fazer compras sem que tenham sido programadas pode embaralhar o seu planejamento financeiro.
- Uma dica extra que posso acrescentar nesse tópico, é ficar de olho nas ofertas e promoções dos estabelecimentos da sua cidade, nessa época do ano é muito comum os mercados ter vários produtos em ofertas.
NA HORA DE COMPRAR:
Um ponto importante para observar no estabelecimento onde for fazer suas compras, é a higiene básica e as condições dos alimentos, seja eles das prateleiras, geladeiras e açougues.
- Não compre produtos com rótulos danificados. Produtos de origem animal (carnes, leites e derivados) devem apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção.
- Ao adquirir produtos fracionados, dê preferência aos que podem ser pesados, etiquetados e embalados na presença do consumidor.
- Outra coisa importante na hora da compra, é a data de validade. Uma pesquisa aponta que, mais de 56% da população não possuem o costume de olhar a data de validade dos produtos, muitas vezes por pressa em fazer as compras, ou por falta de atenção. Desses, 31% dizem que grande parte desses produtos perto da sua data de validade estão em oferta ou mais barato por causa da embalagem danificada, e maioria dos alimentos estragam em uma semana após a sua compra.
OBS: Em Mato Grosso, para produtos com menos de um mês de validade, a legislação Estadual determina que o consumidor seja avisado sobre a proximidade de vencimento de alimentos comercializados mediante promoção/queima de estoque/com descontos atrativos.
BEBIDAS:
Na hora de comprar as bebidas, muita atenção, evite os produtos que estejam próximos a locais aquecidos, expostos ao sol ou perto de itens de higiene. E quando for escolher os vinhos e espumantes, observe se a rolha está em boas condições.
- No caixa, acompanhe se o valor cobrado confere com o anunciado nos panfletos/gôndolas. Em caso de divergência, o consumidor tem direito de pagar o menor valor.
OBS: Exija e guarde a nota fiscal, pois ela é o documento que comprova a relação de consumo e garante que os direitos do consumidor sejam cumpridos. O prazo para reclamar de produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com seu uso, como os alimentos, por exemplo) é de 30 dias. Já para os bens duráveis, o prazo é de 90 dias.
DÚVIDAS E RECLAMAÇÕES – Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor deve procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. O Procon-MT também disponibiliza atendimento por WhatsApp, pelo número (65) 99228-3098.
Boas Festas!
CDL Sorriso, MT