Pesquisa da CNDL/SPC Brasil aponta também um salto na adesão de serviços de streaming de filmes e músicas, e de cursos online. Por outro lado, houve forte queda na compra de ingressos e viagens.
De acordo com o levantamento apresentado o número de pedidos de comida por delivery e as compras de supermercado pela internet foram os que mais registraram crescimento nos últimos meses, um reflexo das medidas de restrição para evitar a disseminação do coronavírus.
Essa mudança de comportamento se justifica porque as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do trabalho em home office, demandou uma procura maior por comida e produtos de higiene e limpeza. Aliado à redução ou interrupção do atendimento presencial de lanchonetes e restaurantes provocou a alta na procura pelo sistema de entrega de comidas.
Segundo a pesquisa nos últimos 12 meses, 91% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet, o que representa um crescimento de 5 pontos percentuais na comparação com levantamento anterior realizado em 2019. Já a quantidade média de compras no período de 1 ano aumentou de 7 vezes para 8,5 vezes.
As vendas pela internet representam mais de 10% do faturamento do varejo, atingindo R$ 35,2 bilhões, o que representa um crescimento de 72,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A pesquisa, feita em parceria com a Offer Wise, foi realizada entre os dias 30 de março e 7 de abril, somente com internautas. Ao todo, foram entrevistados 958 consumidores, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas.