A comunicação é ferramenta chave para proporcionar a uma empresa os resultados que ela deseja alcançar. É um item essencial e tem forte impacto na integração da equipe de trabalho.
A comunicação interpessoal quando é eficiente pode influenciar na motivação das pessoas, no sentido contrário, a falta de comunicação provoca isolamento e comprometendo o desempenho da equipe de profissionais.
Buscar estabelecer um processo de comunicação aberta é imprescindível para o gestor, mas também é de extrema importância para cada um dos componentes da equipe.
Quando há um ambiente confiável e propício à troca de ideias, o colaborador pode mostrar as suas competências e participar ativamente do processo decisório. Falas, gestos e atitudes têm grande impacto. Neste contexto, as palavras representam 7%, o tom de voz 38% e os sinais não verbais, 55% do processo de comunicação.
O sucesso da comunicação é determinado pela maneira como a mensagem é dita, e não propriamente o que diz a mensagem. Separamos algumas dicas para você, gestor, aplicar no cotidiano com sua equipe de trabalho:
- Observe o seu tom de voz;
- Evite indiretas;
- Fique atento a linguagem não verbal;
- Use adequadamente o vocabulário;
Tenha clareza quanto ao objetivo de sua comunicação;
- Pergunte sempre a opinião de quem faz parte da equipe.
O bom comunicador não sabe apenas falar e se expressar bem. Ele sabe acima de tudo, ouvir bem!