21/12/2020 ás 22:29:26
COMUNICAÇÃO IMPACTA NO AMBIENTE DE TRABALHO E RESULTADO DAS EMPRESAS
Geral

A comunicação é ferramenta chave para proporcionar a uma empresa os resultados que ela deseja alcançar. É um item essencial e tem forte impacto na integração da equipe de trabalho.

A comunicação interpessoal quando é eficiente pode influenciar na motivação das pessoas, no sentido contrário, a falta de comunicação provoca isolamento e comprometendo o desempenho da equipe de profissionais.

Buscar estabelecer um processo de comunicação aberta é imprescindível para o gestor, mas também é de extrema importância para cada um dos componentes da equipe.

Quando há um ambiente confiável e propício à troca de ideias, o colaborador pode mostrar as suas competências e participar ativamente do processo decisório. Falas, gestos e atitudes têm grande impacto. Neste contexto, as palavras representam 7%, o tom de voz 38% e os sinais não verbais, 55% do processo de comunicação.

O sucesso da comunicação é determinado pela maneira como a mensagem é dita, e não propriamente o que diz a mensagem. Separamos algumas dicas para você, gestor, aplicar no cotidiano com sua equipe de trabalho:

- Observe o seu tom de voz;

- Evite indiretas;

- Fique atento a linguagem não verbal;

- Use adequadamente o vocabulário;

Tenha clareza quanto ao objetivo de sua comunicação;

- Pergunte sempre a opinião de quem faz parte da equipe.

O bom comunicador não sabe apenas falar e se expressar bem. Ele sabe acima de tudo, ouvir bem!

Fonte: Dayse Karol- Comunicação CDL