A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorriso convocou hoje (23.06) a Defensoria Pública, Poder Público, ACES e Sindicato Rural para discussão do possível lockdown citado pela Defensoria Pública.
O presidente da CDL Sorriso Paulo silvestro inicou a reunião dizendo que o intuito da mesma era fazer um planejamento para que não ocorra o lockdown por ser muito prejudicial ao municipio de Sorriso.
Um dos representantes da defensoria pública Ubirajara Vicente, falou sobre o alto risco de contaminação e do boletim atual totalizando 565 casos em Sorriso.
Cita que há uma medida regional vindo da vara de saúde de varzea grande, que deseja determinar fechamento para todo estado do Mato Grosso, de forma que estabeleça medidas restritivas para evitar aglomerações e mais contaminação.
Fernando de Campos, também da defensoria pública, fala que as medidas adotadas estão tendo avanço porem dificilmente todo o estado conseguirá fugir de um lockdown infelizmente pela falta de conscientização da população e por isso está dessa forma.
O secretario de desenvolvimento econômico Claudio Drusina, diz que as fiscalizações devem ser intensificadas e que a multa deverá sim ser aplicada para que as pessoas tenham consciência de que realmente a situação é grave, fazendo assim com que diminua a contaminação, mas justificou que partir para o lockdown neste momento deve ser uma decisão a ser pensada com muita cautela, pois podemos ter uma situação muito pior pelos próximos dias.
O secretário de sáude Luis Fabio Marchioro em sua fala diz que estão sendo providenciados novos respiradores e leitos para Sorriso, também relata que o municipio é o que tem o maior número de curados, de menor óbitos e o que mais realiza testes.
A CDL Sorriso convocou essa reunião como um apelo a defensoria pública para mostrar que as entidades representativas estão indicando medidas acertivas para evitar o contágio do vírus, sem que haja lockdown.