Na manhã desta terça-feira (19) a CDL Sorriso participou de uma reunião no gabinete do prefeito Ari Lafin, juntamente com representantes da ACES, Sindicato Rural, representantes da Câmara de Vereadores e Secretários de Saúde, Desenvolvimento Econômico e fiscalização do município. Em pauta o Decreto publicado pelo Governo de Mato Grosso na segunda-feira (18).
Segundo o Decreto pelos próximos 45 dias a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações só podem ocorrer com um público máximo de até 100 pessoas, ficando proibida a aglomeração em lugares públicos para consumo de bebidas alcoólicas.
Em relação aos bares e restaurantes deve-se obedecer ao limite máximo de 50% de sua capacidade total de pessoas sentadas, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas.
Para o prefeito Ari Lafin as medidas são necessárias para garantir o funcionamento das atividades durante esse período crítico. “A situação de Mato Grosso é bastante preocupante, e nós enquanto município precisamos respeitar as determinações do Governo do Estado. Vamos nos aproximar da população e trabalhar. Hoje nossas equipes estão mais maduras e vamos enfrentar essa fase de forma unida. Temos que preservar a manutenção do comércio e da indústria”, relatou.
A CDL Sorriso vai intensificar as ações de orientação aos comerciantes da cidade. “Desde o começo da pandemia estivemos juntos aos nossos associados para garantir as medidas de prevenção ao Coronavírus. Lutamos para que o comércio continue aberto e estamos reforçando o uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento social para proteger a vida dos nossos parceiros e clientes e garantir que vamos vencer essa fase”, destacou Eliane Tomasin, gerente executiva da CDL.
A vacinação em todo o Brasil já começou, porém vai obedecer ao calendário nacional de imunização e deve seguir as fases determinadas pelo Ministério da Saúde. As medidas de prevenção devem ser respeitadas para evitar o colapso no sistema de saúde, já que o País tem registrado um pico da doença após o período de festas de fim de ano e viagens de férias.
As medidas do Decreto do Governo do Estado de Mato Grosso já estão valendo e a Prefeitura de Sorriso fará a fiscalização orientando os comerciantes e a população.