A busca por crédito no país caiu ‐5,71% em novembro de 2024 em relação a novembro de 2023. Na passagem de novembro para dezembro, o número de consultas caiu -8,47%. É o que mostra o Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
“O Indicador reflete um cenário de cautela por parte dos consumidores, com uma queda na busca por crédito em comparação com o ano anterior. A alta taxa de inadimplência e a reincidência no atraso de pagamentos sugerem que muitos consumidores estão enfrentando dificuldades financeiras, o que pode estar impactando a demanda por novos empréstimos e financiamentos. Além disso, os juros mais elevados encarecem o crédito, reduzindo sua demanda no mercado.”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Analisando o perfil do consumidor que buscou crédito no Brasil em dezembro, nota‐se que o público predominante é o masculino, com participação de 53,28%. Na abertura por faixa etária, o público com participação mais expressiva foi de 40 a 49 anos, que representou 24,51% do total.
O indicador aponta que, do público consultado, 1,54% contrataram algum serviço de crédito. Os dados mostram que desse público, 86,42% contrataram Empréstimo e 11,13% Financiamento, totalizando 97,56%. Lembramos que um mesmo CPF pode contratar mais de um produto.
Observando a abertura por grupos financeiros que realizaram consultas em dezembro, o grupo com participação mais expressiva no Brasil foi Atividades auxiliares dos serviços financeiros (33,45%), seguido por Intermediação monetária depósitos à vista (27,24%), que totalizam 60,69% das consultas.
No momento da consulta, 34,28% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa.
“Para quem precisa de crédito, mas está com dificuldades, a dica é negociar dívidas atrasadas priorizando as de menor valor e buscando boas negociações. É importante procurar instituições que ofereçam linhas de credito mais baratas, e sempre utilizar o crédito de forma consciente, com um propósito definido, para evitar o risco de endividamento excessivo”, alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
Abrindo os resultados por região, o Sudeste apresentou a maior participação no número de consultas em dezembro, com 45,53%, seguido pelo Nordeste (21,52%), Sul (17,95%), Centro‐Oeste (8,39%) e Norte (6,61%).
Busca por crédito cai -5,71% em dezembro em comparação com o mesmo período de 2023, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil
Sobre a CNDL - Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é um dos mais tradicionais bureaux de crédito da América Latina, com uma robusta base de dados com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
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