14/11/2022 ás 23:19:59
Black Friday pode injetar R$ 700 milhões na economia de Mato Grosso
Geral

 

     A Black Friday, uma das mais importantes datas para o comércio, pode ajudar no crescimento das vendas até o fim de novembro no Mato Grosso. Inclusive com a possibilidade de injetar o montante de 700 milhões de reais na economia mato-grossense, conforme mostra pesquisa sobre a “Intenção de compras para a Black Friday 2022”, divulgada no dia 11 de novembro pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT).

    Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a Black Friday tem se tornado cada vez mais relevante para o comércio. “Os comerciantes entenderam o real sentido da data, concedendo grandes descontos para o consumidor. O que contribui para o aquecimento da economia diante da expressiva movimentação de renda”, afirma.

   O levantamento realizado com 258 entrevistados entre o período de 11 de outubro e 10 de novembro, contemplou as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Cáceres e outras 26 cidades do estado. Nele, é possível observar que 52% pretendem realizar compras neste período com uma média de gastos de R$ 384,89.

  Segundo o IPF-MT, a injeção do dinheiro deve atingir diversos setores do comércio e serviços. Outro fator relevante observado na pesquisa é que 44% dos entrevistados pretendem gastar mais neste ano.

  Conforme a pesquisa, a maioria realizará compras de roupas e acessórios para presentear (21%), seguido de perfumes e cosméticos (16%). Para os itens de tecnologia e comunicação, a pretensão de compra chega a 13% dos produtos. Os itens de uso doméstico serão alvo de 37% do consumo.

 “Neste ano, a Black Friday foi impulsionada pelos gastos com a Copa do Mundo, o que aumentou não somente a pretensão de compra, como a média de gastos. Mas, além disso, o planejamento das compras contribui para que as famílias aumentem as chances de consumo no período”.  Destaca o presidente da Fecomèrcio.

 Com relação à forma de pagamento, a facilidade de acesso ao crédito possibilitará que 62% dos respondentes pretendem realizar o pagamento com cartão de crédito. Já o pagamento à vista, com o uso do cartão de débito, será feito por 14% dos entrevistados. O  uso  de dinheiro e do Pix correspondem por 6% dos entrevistados.

  Para os que não irão comprar, 55% acreditam não ser vantajoso realizar compras na data e 44% disseram que não consumirão por condições financeiras. Apenas 1% declarou não ter disponibilidade de tempo.

 

 

Fonte: PNB Online