O velho golpe da lista telefônica renasce mais uma vez em Sorriso/MT. Vários comerciantes nos relataram que receberam ameaças de protesto e cobranças de valores absurdos vindo de empresas de fora do Estado, em razão te terem assinado documentos para divulgação do nome empresarial nas listas telefônicas e em sites da internet.
O golpe se inicia quando o comerciante ou seus colaboradores recebem ligações de empresas ofertando a divulgação do nome e da marca da vítima nos meios de comunicação por um determinado período, seja na internet ou em listas telefônicas, dentre outros, dizendo ser gratuito.
O golpista então envia documentos que autorizariam a suposta divulgação por e-mail para que seja assinado e retornado para iniciar a validade. Contudo, nas entrelinhas dos documentos geralmente consta a cobrança de valores abusivos, com cláusulas de fidelidade e de grandes multas em caso de quebra contratual.
Depois de encaminhado os documentos começam a aparecer boletos e ligações das empresas e cobradores que se intitulam advogados ameaçando protestar a dívida e sujar a CND – certidão negativa de débitos, impedindo a empresa de comprar de fora do estado, tudo na tentativa de receber os valores e constranger os empresários a pagarem os valores.
Muitos desses fatos acontecem sem nem mesmo o proprietário saber, já que o golpista ludibria o colaborador que atende a ligação, utilizando de lábia para convencêlo de que se trata de um bom negócio. Por isso é importante que o amigo lojista alerte e instrua todos os seus colaboradores sobre essas possibilidades.
Além disso existem inúmeros outros golpes. Por isso, é importante que o amigo lojista fique atento às “oportunidades oferecidas por telefone” e, na dúvida, consulte a credibilidade da empresa que está oferendo o serviço, como por exemplo o tempo de existência da empresa e se já há relatos na internet de reclamações de consumidores, tudo antes de assinar qualquer documento.
Sorriso/MT, 07 de Agosto de 2020.
Atenciosamente,
CDL – CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SORRISO