Os mato-grossenses pagaram até ontem (dia 14 de dezembro) 40 bilhões de reais em tributos Federais, Estaduais e Municipais apurou o Impostômetro da Federação do Comércio de Bens, serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (IPF-MT).
O Estado havia recolhido quase R$ 36 bilhões neste mesmo período em 2021. Trazendo um aumento de 11,11%. Em Mato grosso, a previsão é de fechar o ano de 2022 com mais de 42 bilhões de reais.
Devem ser arrecadados em todo o território nacional cerca de R$ 2,9 trilhões de reais o que representa 1,25% de toda a tributação nacional. Sendo que Mato Grosso corresponde a 1,5% da população brasileira e 2% das empresas do país.
A arrecadação de ICMS no estado até outubro do ano passado somava 16 bilhões de reais. De acordo com dados da própria secretaria Estadual da Fazenda de Mato Grosso, o comércio e serviços representam 62% do total com 10 bilhões de reais.
A recuperação da economia no pós-pandemia e o crescimento do emprego e da renda observada nos últimos anos consolidam uma maior arrecadação no território mato-grossense desde 2020.